sábado, 8 de agosto de 2009

APRENDER APRENDER

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PINTURA NO AZULEIJO






MAQUETE






segunda-feira, 3 de agosto de 2009

JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

AMARELINHA:


TRILHA:


ACERTE O NARIZ:


APRENDENDO NÚMEROS:


TEATRO DE ORIGAMI:


TEATRO DE SOMBRAS:

EMBALAGEM PLÁSTICA DECORADA









LATAS DECORADAS












domingo, 2 de agosto de 2009

PENSAMENTOS DE MICHELANGELO BUONARROTI






"Não dura o mal onde não dura o bem, / mas é frequente um transformar-se no outro."

"O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até ao céu."

"Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário."

"O Sol é a sombra de DEUS."

"A perfeição é feita de pequenos detalhes - não é apenas um detalhe."

"Se as pessoas ao menos soubessem o quão duro trabalho para ser mestre no que faço, não lhes pareceria tão maravilhoso."

"Observei o anjo gravado no mármore, até que eu o libertasse."

"Espero que eu sempre possa desejar mais do que consigo fazer."

"O homem pinta com o cérebro e não com as mãos."

"Para nos tornarmos pessoas de mérito e de valor, o que há de mais certo em nós é confiarmos em nós mesmos."

"Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal."

A ARTE DE MODELAR


COMO NASCEU A CERÂMICA:
Possivelmente as primeiras pessoas que povoaram nosso planeta, há milhares de anos, se deram conta de que seus pés deixavam marcas no barro, e que estas, ao secar, conservavam a sua forma. Segundo alguns autores, o processo de fabricação de objetos de barro deve ter sido descoberto há mais de 15.000 anos;talvez por acaso, em algum incêndio,onde se tivesse queimado uma cesta revestida de barro para conter água. Na queima a parte vegetal desapareceu, surgindo o barro transformado num vaso duro e resistente que passou a ser utilizado. A arte da cerâmica foi descoberta há 10.000 anos na Ásia Central e na Europa. Já na América do Sul a 6.000 anos. A cerâmica é a mais antiga trasformação química praticada pelo homem. A argila pré-histórica é grosseira, adicionada de carvão e pedra moída, com a finalidade de facilitar a cozedura. A Roda do Oleiro surgiu pouco antes da época romana, atribuindo-se a sua aparição a colonizadores mediterâneos. Os objetos cerâmicos destinavam-se aos usos doméstico, mas também serviam de urnas funerárias com grandes dimensões com motivos decorativos variados, predominando formas geométricas. Os egìpcios e babilônicos salientaram-se na Arte da Cerâmica, empregango por vezes, vidrados e esmaltados. Os templo e palácios babilônicos foram construídos com pedra argilosa cozida.Os vasos gregos decorados a negro sobre um fundo avermelhado, assim como as figuras humanas, estatuetas de barro cozido, são belos exemplares da cerâmica produzida na antiguidade.
DE ONDE VEM A ARGILA
Em muitas zonas da terra,o solo contém argila,além de outro componente como areia, pedras e húmus. Os oleiros ceramistas costumam recorrer a canteiras de argila, que são os lugares onde se pode encontrá-la mais limpa e sem mistura. A argila pode ser de várias cores: branca, cinza, ocre, vermelha,preta, etc.
EXECUÇÃO DE PEÇAS:
Todas as vezes que se vai começar um trabalho, deve-se amassar novamente a pasta.Depois de várias horas de repouso,a pasta perde a homogeneidade da consistência, da umidade e amassado novamente, aumenta a plasticidade da pasta e diminui o perigo de trincar. Se a pasta estiver muito úmida é só colocá-la sobre um disco de gesso grosso e este absorverá rapidamente a água. Se a pasta estiver muito seca, é só dividilá em pedaços e ir molhando com uma esponja. Durante o trabalho deve-se sempre ter uma esponja úmida por perto. Não convém trabalhar diretamente com a peça na superfície da mesa, esta deve estar sempre forrada com plástico. Para limpar a argila retiram-se as pedrinhas com a mão e em seguida amassar novamente para que não fique com bolhas de ar que podem causar rachaduras e até mesmo estourar a peça quando esta estiver no forno para ser queimada. Sabemos se a argila está no ponto de ser modelada se não estiver grudando nas mãos. A argila não é estável, suas propriedades físicas variam de ambiente para ambiente. Para secar deve ficar em algum lugar sem luz, fresco e escuro. Não deixar no sol e vento para não trincar. Peças grandes e de médio porte devem ser ocas para evitar rachaduras ou estourar.


DIVULGANDO

DIVULGANDO
"A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê." (Leonardo da Vinci)

MINUTO DE SABEDORIA

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti